CONTATOS EMPRESA HOME

Blog

Vida sustentável ao alcance de todos

Uma das grandes preocupações do novo milênio é a sustentabilidade das nossas ações, sejam elas no âmbito pessoal ou profissional. O mundo inteiro busca cada vez mais o equilíbrio entre produção e consumo de qualidade, com atitudes que ajudem a preservar e, quem sabe, reverter os danos já causados pelo homem no planeta. Neste post, iremos contar como a compostagem se destaca por ser uma das alternativas mais viáveis e de alto impacto positivo para meio ambiente, e como você mesmo pode fazer aí na sua casa, apartamento, escritório ou local de trabalho.

O Brasil, assim como grande parte dos países da américa latina, tem um enorme problema para descartar corretamente os resíduos que produz. De acordo com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mais de cinquenta por cento do lixo produzido no país é de origem orgânica e o seu material acaba sendo enviado para aterros sanitários, lixões ou ainda é colocado em locais impróprios como terrenos baldios, normalmente a céu aberto, e sem nenhuma preparação do solo para aguentar a carga de rejeitos.

Esse cenário se torna mais preocupante quando pensamos em grandes centros urbanos. Devido ao chorume gerado pela massiva produção de refugo e detritos, assim como a alta liberação de gás metano, há uma grande taxa de intoxicação do solo, do ar e de lençóis freáticos. Adicionados a esses efeitos nocivos, ainda temos o efeito estufa durante a decomposição deste material.

Com baixo custo de aplicação e ótimos resultados, as composteiras da D'Zainer surgem como uma solução sustentável no caminho para alcançarmos as mudanças que precisamos, entre elas, a diminuição de despojos domésticos e emissões nocivas no meio ambiente. Esse tipo de reciclagem adapta-se facilmente à quantidade de lixo produzido por você, sua família e seus colaboradores, podendo adequar-se a todos os espaços, dos menores aos mais amplos.

Mas o que é e como se dá o processo da compostagem? Compostagem é o sistema biológico de transformação da matéria orgânica, seja de origem doméstica, industrial ou agrícola e é um dos tipos de reciclagem do lixo orgânico através do processo natural, em que minhocas e microorganismos como fungos e bactérias são responsáveis pela degradação de matéria orgânica.

O sistema é composto por caixas plásticas empilhadas. As caixas de cima são as caixas digestoras, onde o lixo é depositado e minhocas o transformam em húmus em um processo que dura cerca de dois meses. A última caixa retém o chorume e possui uma torneira para que ele possa ser liberado. O sistema é alimentado em camadas: primeiro o lixo orgânico, depois, pelo menos três partes de matéria seca (serragem, folhas, etc.) cobrindo o material. Repete-se esse processo de camadas até encher completamente a caixa. Compactas e simples, as composteiras da D´Zainer podem funcionar até mesmo dentro de locais pequenos, já que seu sistema é fechado, impedindo assim o acesso a baratas, ratos ou qualquer outro animal ou inseto que possa se interessar pelos dejetos. Além disso, quando utilizada da maneira correta, não há produção nenhuma de odor ou mau cheiro devido a sua excelente vedação.

O chorume resultante da compostagem é rico em nutrientes e um excelente adubo. 

E então, ficou interessado(a) em contribuir com o meio ambiente de uma maneira simples e econômica utilizando-se de nossas composteiras para reduzir a sua geração de lixo orgânico? Clique aqui, assim lhe enviaremos, de forma totalmente gratuita, um ebook que conta detalhadamente sobre os processos para utilizar de forma otimizada este método de compostagem. Em caso de dúvida, entre em contato com a gente, nossa equipe ficará satisfeita em lhe ajudar.




Compartilhe:

Galeria de Fotos

Deseja obter mais informações a respeito desse artigo? Utilize o formulário para entrar em contato conosco.

Outras publicações