CONTATOS EMPRESA HOME

Blog

Rodízios: conheça a composição e como preservá-los

Existem muitos fatores que devem ser considerados na hora de escolher um rodízio. No entanto, o material da banda de rodagem – a base sobre a qual as rodas deslizam – é um critério fundamental para garantir a vida útil e o desempenho do produto. 

A fim de ajudar você a garantir o melhor rodízio para as suas necessidades, vamos apresentar os dois principais modelos confeccionados pela D’Zainer e os materiais utilizados em cada um deles. Continue a leitura e confira:

dsc-3948.jpg

Rodízio de injeção simples

Este tipo de rodízio é feito com rodas de apenas um material, ou seja, somente uma injeção. O material pode ser polipropileno, poliamida ou policarbonato. As rodas com esses materiais também são conhecidas como rodas duras ou rígidas. 

Em uma superfície lisa, quanto mais dura for a roda, maior será a durabilidade e a velocidade do produto. No entanto, esse tipo de rodízio possui menor aderência ao solo, e pode ser melhor utilizado em pisos irregulares.

Rodízio de co-injeção

Diferentemente do rodízio simples, as rodas de co-injeção recebem dois tipos de materiais. O primeiro processo para a elaboração deste rodízio é a injeção da roda interna, na qual pode ser introduzido polipropileno, poliamida ou policarbonato. Em seguida, é realizada a injeção da banda de rodagem com poliuretano, um material emborrachado. 

O poliuretano pode ser produzido em diversas cores e, inclusive, ser transparente, se combinado com o policarbonato transparente. Os rodízios que levam esse material são chamados de rodízios de silicone ou de gel. Esses produtos são macios e, portanto, possuem maior absorção de impactos e suavidade ao deslizar. No entanto, pisos irregulares e ásperos podem acelerar o desgaste do produto. 

 

dsc-1360tratada.jpg

Como conservar?

Pensando na durabilidade dos rodízios e na conservação dos móveis ou objetos com rodinhas, separamos algumas dicas para ajudar na manutenção:

Peso e área 

Um erro muito comum no uso dos rodízios é a sobrecarga. Procure se informar sobre o peso-limite que o produto pode suportar e evite excedê-lo, pois as rodinhas podem quebrar ou parar de funcionar. Cuide também para não depositar cargas de forma brusca nos objetos ou móveis. 

Atente também para a área em que o rodízio será utilizado. O catálogo da D’Zainer abrange duas linhas de produtos: a de rodízios domésticos (para uso interno) e a de rodízios industriais (para uso externo, mais resistentes). Escolha um modelo da categoria mais apropriada e, em caso de dúvidas, não hesite em consultar o nosso departamento técnico. 

dsc00008.jpg

Lubrificação e exposição

Sugere-se que os rodízios sejam lubrificados no intervalo de, no máximo, seis meses, para que o seu desempenho não fique prejudicado. Para aumentar a vida útil do móvel, também é importante limpá-los com produtos que não sejam quimicamente agressivos, e não colocá-los em contato direto com a radiação ultravioleta (UV).

Incrível como uma peça tão discreta pode fazer a diferença na escolha dos rodízios, não é? Para saber mais sobre os produtos da D'Zainer e sua utilização, confira os conteúdos do nosso blog e fique de olho nas atualizações. Até a próxima!

Compartilhe:

Deseja obter mais informações a respeito desse artigo? Utilize o formulário para entrar em contato conosco.

Outras publicações