CONTATOS EMPRESA HOME

Blog

6 novidades que serão adotadas na construção civil e na arquitetura nos próximos anos

A criação de materiais inovadores que podem ser usados tanto em projetos de arquitetura quanto na fabricação de móveis pode revolucionar o mercado em um futuro nem tão distante. Neste post, a D’Zainer separou alguns materiais que têm renovado a forma como vemos a arquitetura e o design de móveis. Confira!

Madeira transparente

Em 2016, pesquisadores suecos descobriram uma maneira de produzir madeira transparente. É isso mesmo. O material pode substituir, no futuro, vidros de janelas e também contribuir para a produção de painéis solares mais baratos. Por meio de um processo químico, o componente natural da parede celular da madeira, a lignina, é retirada, dando o aspecto de transparência. Além disso, a superfície recebe um revestimento de um polímero. A sua manipulação em uma escala microscópica também oferece transparência ao material.

noticia-madeira1.jpg

Placas de OSB

OSB é uma sigla em inglês para Oriented Strand Board (o que, em tradução livre, significa Painel de Tiras de Madeira Orientada). De maneira semelhante ao compensado, o OSB é feito com lascas de madeira alinhadas, que contam com a
aplicação de uma resina e são aproximadas sob pressão, unindo as lascas de forma uniforme. A diferença é que o compensado é fabricado com pedaços de madeira de espessuras diferentes e em sentido oposto, o que muitas vezes gera bolsões de ar dentro da placa.

Devido à forma como é fabricado, o OSB é um material que oferece bastante resistência. O material é versátil e pode ser utilizado na sua forma natural, sem a necessidade de pintura ou aplicação de verniz, criando ambientes modernos e únicos.

painel-osb.jpg


Hydroceramics (hidrocerâmica)

Outra novidade apresentada ao mercado recentemente é o HydroceramicsComposto por bolhas de hidrogel, o material é capaz de reter até 400 vezes o seu volume em água. Criado por uma equipe do Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha, poderia inclusive substituir o ar-condicionado, já que é capaz de absorver a água do ambiente em dias quentes, estimulando a evaporação do
conteúdo e reduzindo a temperatura dos espaços.

00-iaac-hydroceramic.jpg

 

Cimento capaz de gerar luz

Pesquisadores da Universidade Michoacana de San Nicolas de Hidalgo, no México, desenvolveram recentemente um cimento com capacidade de absorver e irradiar energia lumínica, proporcionando maior funcionalidade e versatilidade ao concreto, do ponto de vista de eficiência energética.

A diferença do composto está na maneira como o pó de concreto é misturado com a água. A fórmula desenvolvida pelos pesquisadores incentiva a formação de cristais na massa. Estes absorvem a luz solar durante o dia e, à noite, passam a  emitir a energia acumulada na forma de luz.

cimento-luz.png


Bioconcreto com propriedades autorreparadoras

A Universidade Técnica de Delft, nos Países Baixos, desenvolveu um protótipo de bioconcreto, que apresenta uma propriedade muito útil: a autorreparação. A fórmula vai além de reparar imperfeições meramente estéticas. Ao reparar alguma rachadura, o bioconcreto evita a passagem de água, que pode corroer as ferragens do concreto, o que compromete as qualidades mecânicas de uma
determinada estrutura.

bioconcreto.jpg

Móveis biodegradáveis

As organizações sem fins lucrativos Terreform One e a Genspace, a primeira voltada para pesquisa no campo da arquitetura e a segunda no campo da biotecnologia, ambas localizados em Nova York, apresentaram recentemente os
móveis biodegradáveis, cultivados em laboratório. Parece relato de filme de ficção, mas não é.

Juntas, as ONGs desenvolveram dois móveis de bioplástico por meio de processos similares: uma cadeira longa, formada a partir de uma série de nervuras brancas de forma paramétrica, com um assento acolchoado e um banco
baixo, feito para crianças, composto de segmentos entrelaçados, que podem ser utilizados para girar o móvel em diferentes direções.

mycoform-by-terreform-one-5-889x551.jpg


Esperamos que a leitura do texto tenha sido tão interessante para você, leitor da D’Zainer, quanto foi a sua redação. Até a próxima!

Compartilhe:

Deseja obter mais informações a respeito desse artigo? Utilize o formulário para entrar em contato conosco.

Outras publicações