CONTATOS EMPRESA HOME

Blog

No Mês da Mulher, conheça as obras inovadoras da arquiteta iraquiana Zaha Hadid

Durante o mês em que é comemorado o Dia da Mulher, a D’Zainer preparou um post especial para homenagear uma importante profissional, prestigiada no mundo todo: a arquiteta Zaha Hadid. Suas obras icônicas, como a Serpentine Sackler Gallery, em Londres, e o Museu Riverside, em Glasgow, além da Ópera de Guangzhou, na China, são símbolos de inovação e ousadia.

Nascida na cidade de Bagdad, no Iraque, em 1950, Hadid foi a primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker de Arquitetura - o prêmio mais importante na área. Também recebeu a medalha de ouro do Real Instituto dos Arquitetos Britânicos. Além desses, conquistou também duas vezes o prêmio britânico de arquitetura de maior prestígio, o Riba Stirling Prize - pelo projeto do Museu Maxxi - Museu Nacional de Arte do Século XXI, em Roma, e pelo projeto da Evelyn Grace Academy, em Londres.

Os projetos de Hadid são conhecidos pela fluidez e formas orgânicas, em contraposição à rigidez das linhas retas. Antes de estudar arquitetura, Hadid passou pela faculdade de Matemática, na Universidade Americana de Beirute. Depois, mudou-se para Londres, onde passou a frequentar a Architectural Association of Architecture. Em 1979 fundou a sua própria empresa de arquitetura, a Hadid Architects e as primeiras obras que tiveram alcance nacional foram “The Peak”, em Hong Kong, “Kurfürstendamm”, em Berlim, e a Ópera de Cardiff, no País de Gales, inauguradas nas décadas de 1980 e 1990. Veja a seguir algumas obras que marcaram a carreira de Hadid e revolucionaram a arquitetura (fotos abaixo na galeria).

Glasgow Riverside Museum of Transport

O telhado do prédio do Glasgow Riverside Museum of Transport simula um rio sólido e foi criado com o intuito de representar a ligação do Rio Clyde com a cidade de Glasgow - por isso, ele é aberto nas duas extremidades. Na parte interna, o prédio convida o visitante a transitar de forma fluída pelas peças, que contam a história do transporte e da tecnologia na cidade.

Maxxi - Museu Nacional de Arte do Século XXI

Roma é conhecida pela arte clássica da Antigüidade mas, a partir de 2009, ganhou um ar moderno com o primeiro museu de arte contemporânea, projetado por Zaha Hadid, o Maxxi - Museu Nacional de Arte do Século XXI. O prédio demorou onze anos para ser concluído e a sua proposta é ser um espaço de discussão para diferentes áreas: design, moda e cinema. Os elementos usados - concreto, ferro e vidro - contrastam com a paisagem antiga da cidade.

Guangzhou Opera House

O prédio onde está situada a Guangzhou Opera House, em Guangzhou, na China, possui formas originais e inspiradoras, que representam pedras no fluxo de água do Rio Pearl, próximo ao empreendimento. O edifício unifica os prédios culturais adjacentes às torres onde se localiza o centro financeiro da cidade. O projeto evoluiu a partir dos conceitos de uma paisagem natural e da interação entre a arquitetura e a natureza, a partir dos princípios da erosão. A Casa de Ópera foi inaugurada em 2011.

Centro Aquático - Jogos Olímpicos de Londres

O Centro Aquático projetado para os Jogos Olímpicos de Londres, de 2012, não foge ao estilo fluído recorrente de Hadid. A parte superior do prédio simula uma onda com 160 metros de comprimento. O projeto inovador permitiu mover o fundo das piscinas, para alterar a sua profundidade, além de contêineres para alterar o tamanho dos tanques.

Esperamos que tenham gostado do conteúdo que preparamos especialmente para os nossos leitores. Até a próxima!

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Galeria de Fotos

Deseja obter mais informações a respeito desse artigo? Utilize o formulário para entrar em contato conosco.

Outras publicações