CONTATOS EMPRESA HOME

Blog

Importância da Armazenagem nas operações de logística

Por dentro do processo de armazenagem

O processo de armazenagem em operações logísticas cada vez mais ganha importância dentro dos setores. E esta prática pode definir uma melhor estrutura de serviços essenciais a uma empresa. 

Mas, afinal, o que é armazenagem? Nada mais é do que a ação de armazenar diferentes tipos de produtos/mercadorias da melhor forma possível. A realização de armazenagem ocorre de acordo com o peso, estrutura, validade e alguns outros fatores relevantes do produto. 

A armazenagem dos materiais tem grande importância na obtenção de maiores lucros e a forma como foi embalado o material tem uma parcela importante para redução dos custos relacionados ao movimentado e a armazenagem.

Esse processo além de ser excelente para a questão organizacional, garante o aproveitamento correto de todas as mercadorias, evitando que fiquem em locais errados e sofram constantes problemas. Essa função controla fisicamente e mantém todos os produtos definidos de maneira coordenada.

Abaixo listamos os principais fatores que determinam a necessidade de armazenagem:

  • Compensar diferentes capacidades das fases de produção

  • Equilíbrio sazonal

  • Continuidade e garantia da produção

  • Reduzir perdas de materiais por questões diversas.

  • Redução dos custos de operação e mão-de-obra

  • Melhoria na organização e controle da armazenagem.

  • Melhoria nas condições de segurança de operação do depósito.

  • Maior rapidez nas operações.

  • Descongestionamento das áreas de movimentação de depósitos.

Principais desafios da armazenagem

Existem muitos estilos de armazenagem, embora tenham regras gerais e princípios que devem ser respeitados ou levados em consideração. Um deles é ter toda questão de armazenamento no seu planejamento de negócio - essa prática de armazenagem não deve ser feita isoladamente, deve estar inserida no seu plano de negócio - afinal ela servirá principalmente para reduzir custos operacionais. 

A disposição do armazém/depósito  é outra questão fundamental e deve possibilitar o menor esforço para seu funcionamento. Para que isto ocorra da melhor forma, precisa-se ter atenção com o espaço utilizado, aproveitando ao máximo o volume de armazenamento disponível, o tráfego interno e a distância percorrida e, por fim,  possíveis riscos de segurança e ambientais. 

 

A D’Zainer tem linhas de produtos de diversos estilos tamanhos para sua empresa começar processo de armazenagem, confira no nosso site! Neste link você pode conferir as caixas da D’Zainer para utilizar em empilhamento

Assim como as caixas, você pode conferir transbox (produto que permite uma melhor movimentação das caixas) neste link. Escolha o produto que seja ideal para você! Quer mais dicas? Acompanhe nosso blog!  

Compartilhe:

Deseja obter mais informações a respeito desse artigo? Utilize o formulário para entrar em contato conosco.

Outras publicações