CONTATOS EMPRESA HOME

Blog

Entenda as vantagens da compostagem para empresas

O uso de composteiras em indústrias é uma forma de realizar um descarte responsável e contribuir para uma reputação institucional positiva 

Uma das frentes dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) é o cuidado com o meio ambiente. Entre as práticas já conhecidas nessa temática está a reciclagem de materiais. Existem várias formas de descarte de material reciclável, mas quando nos deparamos com resíduos orgânicos é possível encontrar uma solução responsável e eficiente. A resposta para esta questão é encontrada na técnica de compostagem. 

Essa prática consiste em um processo biológico de utilização e tratamento de matéria orgânica – abrangendo resíduos urbanos, domésticos, agroindustriais e agropecuários. O aproveitamento funciona a partir da atividade de microrganismos aeróbios presentes nos próprios resíduos, capazes de degradar e estabilizar a carga orgânica de diversos resíduos. Assim, o processo transforma esse conteúdo em produtos ricos em nutrientes que podem ser utilizados como fertilizante orgânico composto e substrato para plantas – cuja eficiência já é comprovada. Desse modo, a compostagem auxilia na manutenção de um ecossistema saudável, sendo uma alternativa válida para a utilização de sobras de alimentos e outros resíduos orgânicos que seriam apenas descartados sem nenhum controle. 

Principais vantagens da compostagem para sua empresa

No contexto industrial e empresarial, essa técnica é uma estratégia de redução de impactos ambientais consequentes das atividades de produção. Consiste em uma alternativa apropriada, pois trata-se de um processo que gera resultados positivos não apenas para a empresa, mas também para toda a sociedade. Além disso, a adesão à técnica da compostagem por empresas pode ser vantajosa pelos seguintes pontos:

  • Posicionamento relevante e responsabilidade socioambiental: A necessidade crescente de preservação ambiental direcionou a sociedade a exigir posicionamentos mais transparentes das instituições. Atualmente, diante da crise de saúde mundial, os olhares estão mais críticos com relação às formas de contribuição de indústrias e empresas. Nesse sentido, a técnica da compostagem pode ser uma solução vantajosa, pois além de contribuir para um descarte responsável, uma vez que ela atende à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), permite o reaproveitamento de resíduos ao invés de gerar lixo ou poluição. Ou seja, a sua empresa além de optar por soluções responsáveis, pode contribuir para um mundo mais sustentável e inovador. 

  • Isenção de corresponsabilidade ambiental: utilizando a compostagem, a empresa garante um resultado assertivo na avaliação de corresponsabilidade ambiental. O que é de desconhecimento de muitas instituições é que, mesmo em situações em que o tratamento de resíduos é terceirizado, a empresa segue como responsável pelo descarte – fator que pode ocasionar graves problemas em qualquer tipo de agressão, acidente ou crime ambiental. Desse modo, através da compostagem, a empresa deixa de ser corresponsável, pois no processo há a alteração das características do resíduo, transformando-o em um produto nutriente já registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). 

  • Alternativa para geração de renda: O tratamento de resíduos orgânicos é uma prática que emprega muitas pessoas. Também gera vantagens para trabalhadores rurais, a partir do aumento da produtividade através da utilização do substrato obtido com esse processo. Esse é um aspecto bastante relevante, pois além de garantir que a sua empresa proceda o descarte correto, também deixa de poluir, contribuindo com outros nichos e setores do mercado.  

Composteiras D’Zainer: uma alternativa de qualidade e segura para empresas

A adesão ao processo de compostagem é cada vez mais comum em organizações dos mais diferentes mercados. Indústrias, fábricas e restaurantes são exemplos de organizações que investem nessa técnica como um processo diferenciado no sentido de garantir uma solução responsável e comprometida com o meio ambiente – promovendo, também, uma boa imagem e reputação institucional. 

Ciente desses aspectos, atendendo à essa necessidade do mercado como uma forma de entregar uma estrutura adequada baseada em alta tecnologia para indústrias, a D’Zainer oferece uma linha completa, especialmente produzida para a realização do processo de compostagem. 

As composteiras D’Zainer surgem como uma solução sustentável para o descarte de resíduo orgânico. O sistema do equipamento é composto por três caixas plásticas empilhadas, produzidas em material termoplástico de alta resistência. A partir deste sistema organizado, com material de qualidade, com capacidade de 75 a 200 litros, as composteiras D’Zainer são uma solução para empresas que buscam investir no processo de compostagem de uma forma rápida e simples. São mais de 10 modelos disponíveis que seguem o sistema de empilhamento de caixas de acordo com a quantidade de resíduos produzido. Dessa forma, podem ser utilizadas em empresas de portes distintos, facilitando o processo de reciclagem orgânica. 

Saiba mais sobre o processo de compostagem e conheça a linha de composteiras da D’Zainer aqui.

Compartilhe:

Deseja obter mais informações a respeito desse artigo? Utilize o formulário para entrar em contato conosco.

Outras publicações