CONTATOS EMPRESA HOME

Blog

Dicas para otimizar a ergonomia no ambiente de trabalho

A ergonomia visa o estudo e o desenvolvimento da relação entre o homem e o trabalho. Dentro desta ciência, está o planejamento de objetos e móveis ergonômicos, tornando o espaço mais funcional, confortável e seguro. Móveis adequados podem evitar danos para a saúde, trazendo mais segurança e melhorando o desempenho do trabalhador. Separamos algumas dicas para melhorar a ergonomia dos móveis e o ambiente de trabalho, evitando transtornos e lesões.



Cadeiras ergonômicas 

 

A dor nas costas é uma das principais queixas dos brasileiros e está relacionada diretamente com a má postura. Para evitar danos na região das costas, certifique se a cadeira utilizada no  trabalho obedece a requisitos básicos de conforto. As cadeiras precisam ser ajustáveis, possibilitando que a pessoa encoste os pés no chão; se não for possível, use um apoio para os pés. O apoio para os braços é um item fundamental, pois alivia a tensão dos ombros e da coluna cervical. Tenha uma cadeira com um encosto adaptado ao seu corpo, evitando possíveis lesões na lombar. 

 

Mesas funcionais 

 

A mesa ergonômica precisa ser ajustável e alta o suficiente para que o computador fique alinhado com a sua cabeça. O monitor deve estar posicionado na linha dos olhos ou um pouco abaixo deles e a 20 cm de distância, no mínimo. O desalinhamento do pescoço em frente a tela do computador pode acarretar em lesões e dores na cervical. Na hora de digitar, preste atenção se os seus cotovelos também estão alinhados com o teclado. Além da ergonomia dos móveis, fique atento na sua postura, esteja sempre com a cabeça e o tronco retos. 

 

Iluminação e ventilação 

 

A ventilação no escritório precisa estar adequada e, para isto, é importante posicionar a mesa longe da saída do ar-condicionado, evitando as correntes de ar. A ventilação dos computadores também merece atenção: verifique se a máquina não está emitindo poluentes. Quanto a iluminação, o escritório deve ser planejado para que reduza o reflexo dentro do local. O reflexo na tela do computador e o nível de iluminação do monitor podem prejudicar a leitura e acarretar em problemas para a visão. 

 

Evitando transtornos

 

A segurança ergonômica é regulamentada por lei. A Norma Regulatória (NR17), diz que a lei busca “estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores”. Por isso, é importante que as empresas estejam atentas a essas demandas, evitando que os empregados sofram lesões que diminuam a produtividade e prejudiquem a saúde. O grande propósito da ergonomia dos móveis e objetos é evitar a lesão de funcionários, principalmente causada por movimentos repetitivos. 




Compartilhe:

Deseja obter mais informações a respeito desse artigo? Utilize o formulário para entrar em contato conosco.

Outras publicações