CONTATOS EMPRESA HOME

Blog

Cultivo Hidropônico em Substrato: conheça os principais substratos e suas vantagens

Em hidroponia em substrato, o cultivo é feito sem solo. Ainda assim, as plantas precisam de algum tipo de suporte mecânico que as sustente, dependendo do sistema. Utilizam-se então materiais inertes (meios de cultivo), que não interferem com a composição química da solução nutritiva. Os benefícios desse método são o maior controle do desenvolvimento da planta e o incremento da produtividade em relação aos sistemas tradicionais de cultivo. Alfaces, tomates, morangos e pimentões são exemplos de hortifrútis que costumam ser cultivados por esse sistema.

Esses substratos podem ser de origem natural ou mineral, devendo garantir um bom arejamento das raízes, permitir uma boa retenção de água e uma boa disponibilidade de nutrientes; além de estarem livres de agentes patogênicos. As várias alternativas de substrato podem ser misturadas em proporções diferentes de modo a garantir o ambiente desejado à cultura, por exemplo: se usar só fibra de coco provavelmente vai ter muita retenção de água no substrato, pouco arejamento e pode não ser compatível com os tempos de rega, então pode-se juntar em proporção igual ou menor argila ou perlite de modo a garantir uma drenagem e um arejamento mais adequados.

 Nesse universo, o plantio em calhas mantém as características do substrato selecionado. As calhas de plantio D'ZainerBox DZCP são um exemplo, pois são fáceis de montar e mantém o substrato poroso. Também facilitam para formar as linhas de plantio, o enraizamento da planta e a instalação e manutenção da irrigação, pois as mesmas reduzem a mão de obra e o tempo de montagem. Acesse este link da D'Zainer e conheça as calhas. 

 Um substrato, para ser considerado ideal deve apresentar características como:

  1.   elevada capacidade de retenção de água, tornando-a facilmente disponível;
  2.   distribuição das partículas de tal modo que, ao mesmo tempo que retenham água, mantenham a aeração para que as raízes não sejam submetidas a baixos níveis de oxigênio, o que compromete o desenvolvimento da cultura;
  3.   decomposição lenta;
  4.   que seja disponível para a compra;
  5.   de baixo custo.

 Existem vários tipos de compostos que podem ser utilizados para a formulação de substratos para o cultivo semi-hidropônico. Dentre eles pode-se destacar:

  1.   casca de arroz carbonizada;
  2.   mistura com diferentes porcentagens de casca de arroz carbonizada + casca de pinus;
  3.   mistura, em diferentes porcentagens, de casca de arroz carbonizada + turfa + vermiculita, entre outros.

Uns são materiais orgânicos (casca de arroz, turfa e húmus) e outros, minerais (vermiculita e perlita).

Casca de Arroz Carbonizada

A casca de arroz carbonizada tem sido mais utilizada como substrato, pois é estável física e quimicamente sendo, assim, mais resistente à decomposição. Isso também tem a vantagem de o substrato poder ser usado num segundo ano de produção. Porém, apresenta alta porosidade, que pode ser equilibrada com a mistura de outros elementos (turfa, húmus, vermiculita, etc.). 

Turfa

A turfa é um material de origem vegetal. Pesa pouco e tem elevada capacidade de retenção de água. Para ser usada como mistura em substratos deve ser picada. Possui elevada capacidade de troca catiônica (CTC), e valores de pH que variam de 3,5 a 8,5.

Vermiculita

A vermiculita é um mineral com a estrutura da mica que é expandida em fornos de alta temperatura. É utilizada devido à sua alta retenção de água, elevada porosidade, baixa densidade, alta CTC, e pH em torno de 8,0.

Perlita

A perlita é obtida do tratamento térmico que se aplica à rocha de origem vulcânica (grupo das riolitas). Sua porosidade é alta e retém água em até cinco vezes o valor do seu peso; seu pH fica entre 7,0 e 7,5. Pode ser misturada a outros elementos como a turfa e a casca de arroz carbonizada. Sendo um material obtido de lavas vulcânicas, o mesmo não é produzido no Brasil. Isso faz com que se opte por compostos encontrados com facilidade no mercado interno.

Diferentes compostos e composições têm sido motivo de pesquisa. O que se busca é a adequação de um substrato ideal; ou seja, que apresente as características recomendadas no início deste tópico.

Quer mais dicas sobre produtos? Todo mês trazemos dicas para facilitar o seu negócio e seu dia a dia. Acompanhe nosso blog! .

Compartilhe:

Deseja obter mais informações a respeito desse artigo? Utilize o formulário para entrar em contato conosco.

Outras publicações