CONTATOS EMPRESA HOME

Blog

Composteira - uma solução sustentável.

Pensar em práticas sustentáveis nas atividades cotidianas tornou-se um dever, uma vez que necessitamos trabalhar com alternativas para diminuir ou eliminar os impactos causados no meio ambiente.

Entre os nichos de sustentabilidade, encontramos a reciclagem. Muito é discutido sobre material reciclável, porém quando o assunto são resíduos orgânicos, o que é pensado? Sabemos que o material orgânico possui um tempo de decomposição e dessa maneira participa de um processo natural de reaproveitamento. Entretanto, o tempo desse processo é lento e pode sofrer algumas alterações devido à má forma de descarte desses materiais. Então é nessa lacuna que surge a Compostagem.

blogo-dz-2.jpg

 A Compostagem é uma forma de reciclagem orgânica a qual resulta em um excelente adubo com muitos nutrientes e em um chorume natural - o qual serve como um fertilizante -  e que podem ser utilizados em vasos de plantas, hortas, jardins ou qualquer outro terreno dos seguintes âmbitos: urbano, agrícola, doméstico, florestal, industrial.

Esse processo é realizado através de uma “imitação” do fenômeno natural de decomposição, que transforma o material orgânico, proporcionando um destino sustentável ao que poderia causar danos ao meio ambiente, e, além disso, produzindo adubo e fertilizantes naturais que tornam esse sistema um ciclo sustentável. Para a realização deste sistema são necessárias composteiras, as quais vão armazenar esse material e irão viabilizar um espaço adequado para a eficiência desse método de reaproveitamento.

Pensando na necessidade de uma alternativa sustentável, a D’Zainer disponibiliza composteiras, de capacidades distintas para que elas possam ser usadas de forma adequada de acordo com o ambiente.

 

blog-dz-3.jpg

O sistema delas é composto por caixas plásticas empilhadas. As de cima são as caixas digestoras, onde o lixo é depositado e minhocas o transformam em húmus, em um processo que dura cerca de dois meses. Entre esses reservatórios, há furos que permitem a transição de minhocas e nutrientes. Já, a última caixa, é o recipiente que retém o chorume e possui uma torneira para que ele possa ser liberado. O sistema é alimentado em camadas: primeiro o lixo orgânico, depois, pelo menos três partes de matéria seca (folhas) cobrindo o material, repetindo esse processo de camadas até encher completamente a caixa. 

É importante ressaltar que esse processo deve ser higiênico para que seja eficaz. Por isso, trata-se de um sistema fechado que não dá acesso a roedores, baratas ou quaisquer outros animais ou insetos. Além disso, é importante a utilização correta desse material, a fim de que não aconteça a fermentação, por exemplo, que ocasiona mau cheiro e desequilibra o sistema. Desse modo, é imprescindível ter conhecimento dos tipos de resíduos que são permitidos e proibidos na realização da compostagem. Segue a lista abaixo:

O que é permitido: 

Restos e cascas de frutas, legumes e verduras; pó de café, inclusive o coador de papel; restos e migalhas de pães e biscoitos; restos de grãos ou farinhas crus; ervas, raízes ou capim seco; restos de podas e jardinagem; serragem de madeira; papel do jornal; caixas de cartão; folhas; saquinhos de chá; grama seca; entre outros.

O que não é permitido:

Fezes e urina humana e de animais; produtos químicos em geral; restos de carne ou peixe; papel higiênico usado ou fraldas; osso e espinhas; cinzas e bitucas de cigarros; gorduras e laticínios; madeiras envernizadas, vidro, metal; óleo, tinta, plástico, papel plastificado; restos de comida temperada; ervas invasoras e vegetais doentes; remédios; entre outros.

 blog-dz-4.jpg

A compostagem é uma alternativa muito simples e com um alto grau de contribuição para o meio ambiente. Por isso, a D’Zainer investe na fabricação e oferta de composteiras para seus clientes a fim de facilitar esse processo e incentivar práticas sustentáveis para a sociedade. Conheça esses produtos e inicie hábitos de sustentabilidade dentro de sua casa e/ou empresa!

Quer conhecer os modelos de Composteiras D'Zainer? Clique aqui.

 

Compartilhe:

Deseja obter mais informações a respeito desse artigo? Utilize o formulário para entrar em contato conosco.

Outras publicações