CONTATOS EMPRESA HOME

Blog

A impressora 3D na modelagem industrial

Descubra neste post como as impressões em 3D estão acelerando os processos criativos e produtivos e aumentando a economia no mundo do design e da modelagem industrial.

A prototipagem rápida, popularmente conhecida como impressão 3D, é uma tecnologia de fabricação aditiva onde produto tridimensional é modelado através da adição de camadas sucessivas do material que é utilizado no processo, sendo o plástico o mais usado devido as suas qualidades estruturais, facilidade na manipulação e seu custo.

Hoje em dia é possível que qualquer pessoa confeccione pequenos objetos em sua própria casa. Enquanto modelos de impressoras tridimensionais profissionais - que são maiores, mais precisas e incluem opções de materiais complexos como o titânio - possuem preços exorbitantes, as impressoras 3D básicas custam em torno de mil dólares.

Com uma máquina dessas, é possível conceber criações de peças no tamanho de 15x15x15 cm que serão moldadas através de um fio de plástico ABS que é sugado pelo equipamento, aquecido e posteriormente moldado através das combinações de movimentos realizadas pela extremidade de impressão da máquina.

As impressões 3D entregam aos designers de móveis, por exemplo, a habilidade de, através de um processo simples, imprimirem protótipos de suas criações, de forma rápida, segura e com custo baixo.

Um dos fatores que chama a atenção nas impressões 3D é a qualidade e precisão das peças impressas. E na hora de montar a maquete é possível imprimir em diversos tipos de plástico, nylon, materiais que imitam cor e textura de pedra (Laybrick), e materiais que mimetizam madeira (LayWood). Como é ainda uma tecnologia recente, espera-se que mais materiais sejam utilizados nas impressoras tridimensionais.

A versatilidade é também uma das grandes virtudes dessa tecnologia. As impressões podem aprimorar a produção de modelos arquitetônicos, utilizando estruturas complexas e com muitos detalhes que podem ser produzidos em um curto período, o que seria muito complexo de realizar com os métodos tradicionais de maquetagem.

Problemas de engenharia, equilíbrio e design são de fácil identificação e resolução usando este método de modelagem. Assim, erros que poderiam custar caro são resolvidos antes de causar prejuízos para o seu bolso.

Na China, para provar que nem só para produção de maquetes e pequenos objetos é utilizada a tecnologia de impressão 3D, uma empresa fabricou uma impressora com sete metros de altura e com capacidade de construir uma casa inteira em 24h. O processo é extremamente rápido, com muito menos desperdício, custa metade do preço de uma construção tradicional e oferece o mesmo conforto e segurança.

Na indústria moveleiraessa tecnologia é utilizada de diversas maneiras para confeccionarcomponentes para móveis e testar sua eficiência e design. Até mesmo movéis inteiramente impressos por impressoras industriais já estão disponíveis

O universo das impressoras 3D continua em expansão e parece ser uma inovação que ainda tem muito a oferecer. E você, o que pensa sobre as utilidades e aplicações das impressões tridimensionais, já utilizou alguma vez essa tecnologia, pensa em fazê-lo?

Deixe sua opinião nos comentários e fique à vontade também para nos contar suas dúvidas e sugestões.

 

Compartilhe:

Deseja obter mais informações a respeito desse artigo? Utilize o formulário para entrar em contato conosco.

Outras publicações